Procurar
Digite para fazer uma pesquisa ou pressione ESC para fechar
Placa de vídeo

Nova tecnologia permite expandir memória de GPUs com SSDs para uso para IA e HPC

Uma nova tecnologia em desenvolvimento pela Panmnseia, na Coreia do Sul, pode oferecer uma alternativa interessante para GPUs usadas em IA e HPC. Chamada CXL-GPU Image, a novidade permite que a GPU aproveite a porta PCIe para expansão de memória.

A aceleração do crescimento no segmento de IA tem resultado em exigências cada vez maiores do hardware usado na tecnologia. A memória da GPU costuma ser uma das fraquezas na área, motivo pelo qual tantas empresas têm voltado seus esforços para HBM. Esse tipo de memória tem sido a solução para aumentar a capacidade de GPUs em computação de alta performance (HPC) e IA.

Esquema mostra CXL-GPU Image funcionando em representação.
Fonte: Panmnesia

A tecnologia da Panmnesia, no entanto, oferece uma alternativa que pode ser mais acessível, permitindo a criação de componentes futuros no estilo de um SSD ou DRAM, mas para expandir a memória da GPU. Eles poderão ser conectados à porta PCIe e acessados pela unidade de processamento gráfico com uma latência de “dois dígitos em nano-segundos”, segundo a fabricante.

Para a tecnologia funcionar, no entanto, é necessário um sistema todo compatível. Infelizmente, não é possível instalar um simples controlador na placa ou algo do tipo. A Panmnsesia precisa firmar parcerias com Nvidia e AMD, por exemplo, para que a compatibilidade seja desenvolvida em nível de GPU, algo que pode se provar complicado.

Memórias HBM vieram para ficar

A solução proposta pela Panmnesia chama a atenção, mas não deve ameaçar o crescente mercado de memórias HBM. Muitas companhias devem preferir comprar GPUs com cada vez mais memória em vez de revisar toda a funcionalidade do sistema para um novo método.

Tudo depende ainda do quanto, efetivamente, o CXL-GPU Image ajudaria uma empresa a economizar em seu HPC ou servidor IA no final das contas. Ainda assim, o pessoal do TechSpot ressalta outra possibilidade triste para a empresa sul-coreana: se AMD e/ou Nvidia gostarem da solução, elas ainda podem tentar criar uma versão própria em vez de pagar pelo seu licenciamento.

Fonte: TechSpot / Via: Adrenaline

0 comentários





Lendo